quinta-feira, setembro 01, 2011

Pele Madura - Beleza em Foco


     Ontem teve a estréia do programa Beleza em Foco da Aché Laboratórios como havia comentado aqui no blog e o assunto escolhido pela empresa para esse primeiro programa foi a pele madura, onde 4 profissionais de diferentes áreas falaram sobre o assunto: um dermatologista, uma nutricionista, uma maquiadora e uma consultora de moda. Hoje trago um resumo sobre o que foi discutido no programa.
   
      Primeiramente vamos caracterizar uma pele jovem e uma pele madura. Quais são as diferenças entre elas? Uma delas é a deformação citada no quadro abaixo: a pele jovem quando é deformada, volta rapidamente para seu estado de origem (ou inicial), enquanto a pele madura encontra uma certa dificuldade. Experimente pinçar a pele do seu rosto: se ela voltar ao normal rapidamente, sua pele tem elasticidade, tem deformação, tem tônus, já uma pele madura irá demorar para voltar ao normal, indicando uma perda dessa elasticidade e deformação.



     À medida que começamos a envelhecer (a partir dos 25 anos), começa a ocorrer a perda de colágeno e das fibras elásticas, ou seja, a capacidade elástica. Entre as nossas células existe o Ácido Hialurônico (comentado aqui) e com o passar do tempo ele também se perde. Para suprir essa perda é preciso pensar tanto na hidratação interna como na externa. Mas como assim hidratação interna e hidratação externa? 
   A hidratação interna é feita com substâncias e nutrientes que estimulem a produção de colágeno e, concomitantemente, com o uso substâncias que minimizem essa perda. É aí que entra a nossa alimentação que a partir desse ponto deve ser mais balanceada caso o desejo seja de retardar o envelhecimento. Como nosso organismo é composto basicamente por água, a ingestão desta deve ser alta para também auxiliar no funcionamento do intestino (o consumo de alimentos com alto teor de fibra são muito importantes!). Lembre-se: um intestino regulado libera as toxinas do organismo, absorve adequadamente os nutrientes e mantém a pele saudável!
    Alimentos ricos em anti-oxidantes são também essenciais, (pois eles combatem os radicais livres responsáveis em parte pelas rugas), ou seja, alimentos que contenham vitamina C como no caso da laranja, limão, goiaba. Outro alimento rico em um anti-oxidante denominado Selênio é a castanha-do-pará e a ingestão diária de apenas 2 juntamente com uma alimentação balanceada é suficiente. 
        Outros alimentos que hidratam a pele são os lipídicos, ricos em ácidos graxos essenciais como no caso da nozes, linhaça, atum, sardinha, salmão, isto é, aqueles que também são ricos em ômega 3 (os peixes por exemplo).
         Os principais vilões da pele são os doces, as frituras, os refrigerantes, os temperos prontos, gorduras hidrogenadas. O excesso de açúcar auxilia na oxidação das células, ele estimula a produção de insulina em alta quantidade e atrapalha o hormônio do crescimento que também está relacionado com o rejuvenescimento. 
      Acho que todos já perceberam que manter a hidratação interna é ter uma alimentação saudável e balanceada: muitas frutas, legumes, verduras, vitamina C, A, do complexo B, peixes, proteínas (já que o colágeno é uma proteína e necessita de mais ainda para que sua produção seja estimulada), ômega 3.

    Agora a hidratação externa são os cremes que podemos utilizar. É indispensável o uso do protetor solar durante o dia independente da atividade que se for exercer e aquelas que possuem pele mais fina e seca devem ter ainda mais cuidados (não que as de pele oleosa não precisem ter) pois esta tem mais tendência á rugas do que as oleosas. Pode-se fazer uso de Ácido Hialurônico e Uréia, produtos estes que ajudam a reter a hidratação da pele.
   Á noite utilize um leite ou loção de limpeza e um tonificante (sem álcool pois este irrita e resseca a pele) e por último utilize seu hidratante. Para a área dos olhos prefira um creme formulado especificamente para essa região pois ele tem uma composição mais leve, já que a pele da pálpebra é a mais fina do corpo, a mais delicada. Não se esqueça do colo e do pescoço, ok? Não adianta nada um rosto bonito e um pescoço meia boca. 
    Pensando nisso a Aché Laboratórios desenvolveu uma série de cremes para o rosto e alguns deles estarão relacionados no fim do post.
     

   Agora falando em Maquiagem para peles maduras, aqui vão algumas dicas:
  • Utilizar protetor solar antes da maquiagem (para qualquer pele, não apenas a madura);
  • Para esse tipo de pele, tudo o que é colocado em excesso marca ainda mais as linhas de expressão.O ideal é usar coisas leves, ou seja, bases com texturas leves, corretivo apenas na área das olheiras;
  • Usar pó compacto com pincel pois dá um acabamento mais leve;
  • Evitar afinar a sobrancelha;
  • Tomar cuidado com sombras coloridas
  • Utilizar tons opacos, nada de brilho e mesmo á noite não abusar do brilho pois eles realçam mais as rugas;
  • Sombra clara embaixo da sobrancelha para iluminar o olhar (pode ter um pouco de brilho se for sair á noite por exemplo);
  • Nunca dormir maquiada. Isso causa envelhecimento precoce da pele;
  • Para realçar o olhar, usa um tom marrom no canto dos olhos e um lápis nude dentro deles pra aumentar o olhar.





    Assista ao programa toda 4ª feira ás 21h10: www.belezaemfoco.tv.br 
    Para conhecer mais sobre a Aché Laboratórios, acesse: www.ache.com.br

9 comentários:

Faby Lurdes disse...

Valeu a dica amore, compro Eucerin na Panvel #amo super bjo saudade

http://rosacompreto.blogspot.com/

Nathália de Freitas disse...

Que post maravilhoso!
Adorei a dica do programa, vou tentar acompnhar toda quarta-feira!
Adorei as informacoes e as dicas dos produtos!
Saudadess!

Beeijos =*
http://nathdefreitas.blogspot.com

Lucia Souza disse...

A negona aqui nao usa nenhum produto para dormir.
Durante o dia eu me atiro mas, a noite eu limpo e deixo a pele natural.
Dressa, eu ainda nao tem pálpebras caídas nem tampouco enrugada.
Posso continuar usando sombra colorida???
Posso??? Posso???
Prometo que parou quando virar uva passa.
Beijos

Boneca Isis disse...

Esfoloacao ajuda ne amiga? vou fazer agora uma com mel e acucar..
Beijos boneca**

O mundo de Ali disse...

Super dicas .. que vale ouro (=
Ameii o post, vai chegando uma iddade e a gente te que se cuidar um pouco !! Uso de tudo rsrs
Adoro os produtos da Euecin


beijokass


O mundo de ALi
http://alineolivee.blogspot.com/

Anônimo disse...

Interessantíssimo esse post flor!! =)
Seguindo seu blog!!
Bezos!!!

Unknown disse...

adorei seu blog post super legal eim!!!

beijao
Paula

www.mamaecuidadagente.blogspot.com

Anônimo disse...

adorei as dicas, porque sempre se vê dicas gerais por aí, e ver especificas melhora muito!


Beij:*nhos, Tamara
http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

elly disse...

Oi lindas,Venham participar do sorteio crescenew,vc pode escolher o premio! conhece a marca?
maravilhosa né!
http://www.coisasdeladdy.com/2011/09/sorteio-crescenew.html
bjinhos boa sorte!

Postar um comentário

Photobucket

24 anos, Bacharel em Quí­mica com Atribuições Tecnológicas pela UNESP. Leonina, apaixonada por beleza, moda, cosméticos, enfim, tudo o que é capaz de realçar a beleza em cada mulher.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | ewa network review