quinta-feira, setembro 22, 2011

Olheiras - Beleza em Foco



   O tema do Programa Beleza em Foco promovido pela Aché Laboratórios dessa semana é um assunto que preocupa quase 100% das mulheres e é a 2ª queixa dermatológica mais comum: as olheiras. Como elas aparecem? Como evitá-las? Como fazer com que elas desapareçam? Como usar a maquiagem para disfarçá-las? Todas essas questões foram respondidas no programa e "A Química da Beleza" traz um resumo de tudo para vocês.
   São vários os fatores causadores das olheiras, podendo ser desde uma fadiga, uma noite mal dormida como anemia, alteração na tireóide que provocam um congestionamento dessa região abaixo dos olhos e, consequentemente o escurecimento.  Outro fator que também influencia na pigmentação dessa área é a idade: quanto mais madura é a pele, mais fina ela se torna e as olheiras tendem a piorar. Uma má notícia é que a questão hereditária também é um dos fatores causadores deste "mal". Portanto, se a sua avó, mãe possui olheiras, certamente você as terá! 
  Existem vários tipos de olheiras, desde as temporárias até as mais críticas como no caso de defeito na órbita (um defeito anatômico). As olheiras temporárias são aquelas que, após um curto período somem como por exemplo uma noite mal dormida, uma balada com os amigos e até mesmo a TPM. Já olheiras mais afundadas que o normal, que são os defeitos na órbita, devem ser corrigidos com preenchedores dérmicos como por exemplo o ácido hialurônico: este que até então é constantemente renovado em nosso organismo, já há algum tempo passou a ser sintetizado em laboratórios e utilizados como preenchedores e, nas olheiras, tem durabilidade de 8 meses a 1 ano. Com essa técnica o defeito da órbita fica mais plano e traz mais jovialidade.
   Uma maneira de tratar as olheiras é hidratar bem a pele, como também o organismo e principalmente as tão temidas olheiras. Produtos que contenham ácido hialurônico auxiliam na retenção de água e na manutenção da hidratação, principalmente nessa região tão sensível.

  • Maquiagem
   Um truque para disfarçar as olheiras é a utilização da maquiagem. Aqui vão algumas dicas da maquiadora convidada do Beleza em Foco:
- Preparar a pele antes da maquiagem: limpar e hidratar;
- Iniciar a maquiagem pelos olhos: em vez de corrigir as olheiras, primeiro utilize as sombras pois se sobrar algum resíduo na região, isso não as acentuará;
- O corretivo deve ser um pouco mais claro que o tem da pele: um ou meio tom mais claro;
- Usar lápis na parte inferior dos olhos se ele for á prova d'água pois caso contrário ele irá escorrer e destacar ainda mais as olheiras
- Para olheiras que são extremamente escuras, utilizar o truque da camuflagem com corretivos coloridos (Falei aqui)
- Para pele mais ressecada os corretivos líquidos são mais hidratantes
- Homens que possuem olheiras podem sim utilizar um corretivo com tonalidade mais clara que o tom da pele de modo que a pele fique uniformizada;


  • Alimentação
   A alimentação influencia em todo o nosso organismo e não apenas nas olheiras: se a sua for variada e saudável, certamente elas não irão surgir.
   O aparecimento das olheiras (além dos fatores citados no início do post) também estão relacionados a problemas digestivos e excessos alimentares. Um intestino preso por exemplo dá á pele aquele aspecto cansado e o famoso congestionamento na área dos olhos. O excesso de sal provoca a retenção de líquidos e, consequentemente bolsas e olheiras ao redor dos olhos. 
  Os alimentos amigos das olheiras e que ajudam no combate  destas são aqueles ricos em anti-oxidantes (vitamina C) que combatem os radicais livres, isto é, laranja, limão (principalmente frutas cítricas) e aqueles que possuem vitamina E (óleos vegetais). É necessário ficar atento para que se tenha uma alimentação variada:  uma dieta monótona (arroz, feijão, bife e salada todos os dias) não é adequada pois sempre fornece os mesmos nutrientes e sempre irão faltar os mesmos.
   A hidratação de dentro para fora também é fundamental: ingestão de muita água, água de coco (que além de água possui sais minerais), sucos já que a ingestão de água auxilia nessa área abaixo dos olhos.
   O pepino, como muitas utilizam na região para o clareamente, é rico em água e vitamina C: a água traz a  hidratação de fora pra dentro, mas o ideal é de dentro pra fora.  O ideal é tirar as causas da olheira, e não remediá-la.


  • Dicas:  
  1. Para amenizar as olheiras faça compressa de chá de camomila gelado (Faça o chá, coloque-o na geladeira e depois aplique-o na região congestionada).
  2. Lavar o rosto com água gelada e com água quente em seguida também auxilia pois causa um choque térmico que descongestiona essa área.

- Assista ao programa toda 4ª feira ás 21h10: www.belezaemfoco.tv.br 
- Para conhecer mais sobre a Aché Laboratórios, acesse: www.ache.com.br

10 comentários:

Reh Ribeiro disse...

Oi Dre...
Precisava falar com vc moça!
Muito boa as dicas, adoraria acabar com as minhas olheiras!

Bjkas

Lucy Ferreira disse...

Opa!
amei a dica mana... apesar de u ser moreninha. Tenho esse pequeno defeito, hahaha!
BJS.

Renata disse...

Nossa que maravilha de postagem,eu andei tendo olheiras esse dias,mas não entendi o motivo,agora posso ter uma idéia de onde foram as causas,não imaginava que a TPM tbm ajudava nesse fator,aff já sofro com tantos tormentos que ela me faz e agora descobri mais uma
amei a matéria
beijos
http://wwwtudoquemulheresadoram.blogspot.com/

Denyse Fernandes disse...

uêba que tudo esse post!! hahaha


Seguindo tá? *-*
Sou nova na blogosfera adoraria ver vc no Modernize-se!
http://blogmodernize-se.blogspot.com

Dicas Femininas disse...

uau amiga que dicas ótimas super amei estava precisando beijos flor


http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

Thayane Almeida disse...

ameii o post =) beijosss andressa linda.

www.girlscosmetic.blogspot.com

Faby Lurdes disse...

Amei o post super informativo cheio de dicas, e coisas preciosas bjinhosss

http://rosacompreto.blogspot.com/

Ana Paula Silva disse...

Amei o post detalhado, ótimas dicas! *-*

http://ruivakawaii.blogspot.com/

Beijinhos flor

Kamilla e Patrícia disse...

Adorei o post *-*
Tenho bastante olheira infelizmente :(
É a primeira vez que venho aqui mais ja amei e estou seguindo =D
Se puder da uma passadinha la no meu tambem

http://ramosperfect.blogspot.com.br/

Beijinhos

Unknown disse...

Muito legal!!!
http://receitasdebelezaverde.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Photobucket

24 anos, Bacharel em Quí­mica com Atribuições Tecnológicas pela UNESP. Leonina, apaixonada por beleza, moda, cosméticos, enfim, tudo o que é capaz de realçar a beleza em cada mulher.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | ewa network review