segunda-feira, agosto 15, 2011

Cuidando do rosto - Ácidos

    

    Depois dos 25 anos, lá pelos 30 vem aquela preocupação comum (ou histerismo, enloquecimento) de todas as mulheres com as tão temidas rugas. E agora? O que fazer? No mercado existe uma gama de produtos que prometem milagres, reduzir linhas em sei-lá-quantos-dias mas afinal, o que esses cremes tem em comum? Quais as substâncias presentes neles que auxiliam na diminuição (e desaparecimento?) das rugas?  Para isso “A Química da Beleza” convidou a Dr.ª Lívia Pino, Médica dermatologista e também Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia que também desenvolve um belo trabalho com o Blog Dermatologia em Foco, nos ensinando a cuidar da saúde de nossa pele e nos mostrando produtos de qualidade e eficácia comprovada (além disso, ela fala das composições desses produtos, para conhecermos um pouco da função ele na nossa pele) para contar para vocês os tipos principais de ácidos utilizados em cremes no tratamento de prevenção de rugas.  



    É considerado o hidratante da natureza, uma vez que ele está presente em todos os mamíferos e tem uma capacidade enorme de atrair (puxar) água. Alguns estudos mostram que ele é capaz de atrair mil vezes o seu tamanho de água!  Imagine uma maçã desidratada, se adicionarmos hipoteticamente Ácido Hialurônico (AH), ele puxará água e devolverá o turgor e viço da pele da maçã.
   O AH é uma substância que fica entre as nossas células de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza da pele. Com o envelhecimento vamos perdendo AH, e  assim nossa pele não atrai mais tanta água e vai "murchando".  Isso associado á degeneração das fibras elásticas e colágeno faz com que surjam as rugas e flacidez da pele. Além disso, alguns estudos apontam para um efeito cicatrizante do AH. No entanto, é preciso cuidado com as propagandas que prometem milagres e preenchimento com AH em creme. Isso não ocorre! O AH em creme ajuda na hidratação (que é maravilhoso por sinal), na atenuação de ruguinhas finas e na prevenção do envelhecimento.





     
     Derivado da vitamina A e ácido retinóico eles produze ações semelhantes ao ácido retinóico e com menos efeitos colaterais. Reduze as rugas e a flacidez. Aumentam a elasticidada, a hidratação e sustentação da pele e também reduze as manchas. Também conhecidos como " vitamina de proteção da pele”, são um derivado do ácido retinóico (vitamina A), responsável por estímulo do colágeno, aumento da elasticidade da pele, suavização das rugas e renovação das células.





    Tem a função de aumentar a renovação da pele, promover a hidratação e melhorar a textura da pele. É um alfa hidróxido ácido (AHA) derivado da cana-de-açúcar. Reduz a espessura da pele, deixando o relevo mais uniforme .



  
   Muito obrigada Dr.ª Lívia pela participação no "A Química da Beleza", por dedicar um pouquinho do seu tempo e compartilhar seus conhecimentos conosco! Conheçam mais o belíssimo trabalho que ela desenvolve no blog: http://dermatologiaemfoco.blogspot.com
    Tem alguma dúvida sobre ácidos, pele e etc? Deixe sua pergunta no comentário com o contato que aos poucos responderei! 



 ÚLTIMOS DIAS >>>>> Participem do SORTEIO MARY KAY

3 comentários:

Ariane Torrezan disse...

Oi tudo bem ???
adorei o post mto bom :)
te espero la no meu cantinho
http://itgirlsariane.blogspot.com/
Beijosss

Nath de Freitas disse...

Que post maravilhoso! Adorei as dicas da Dr. Lívia, tudo muito explicadinho, adorei =)
Fico feliz que vc tenha gostado do hidratante VS, é maravilhoso mesmo e a nova embalagem um luxo neh!
Tenha uma linda semana!

Bjooo
Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Anônimo disse...

adorei! so temos que tomar cuidado com o sol...

Postar um comentário

Photobucket

24 anos, Bacharel em Quí­mica com Atribuições Tecnológicas pela UNESP. Leonina, apaixonada por beleza, moda, cosméticos, enfim, tudo o que é capaz de realçar a beleza em cada mulher.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | ewa network review