terça-feira, março 22, 2011

Micronização e Maquiagem

    
     O post de hoje é sobre Micronização, uma técnica (ou processo) que muitas empresas de produtos de maquiagem estão utilizando.    
    A maquiagem existe há aproximadamente 5.000 anos. As rainhas egípcias já aplicavam sombras nas pálpebras utilizando uma substância química denominada Galena que é um mineral composto de sulfeto de chumbo e possui cor de chumbo, como o próprio nome diz. Utilizavam a Malaquita, um mineral que possui coloração verde, para destacar os olhos. Os pós já eram usados para proteger a pele contra o ressecamente e o também do Sol, além de por motivos terapêuticos. Outra função da maquiagem, além de embelezar, é acentuar os traços do rosto, disfarçar pequenas imperfeições e realçar a personalidade de cada uma.
  No mercado existe uma grande diversidade de produtos de maquiagem e, dentre estes estão os pó faciais compactos, que são produtos obtidos através da compactação de substâncias minerais inicialmente moídas e pulverizadas. Em tais produtos são utilizados pigmentos micronizados, ultrafinos, para minimizar o brilho excessivo.

Mas o que é a Micronização?
                Um processo de moagem ultrafina de produtos por meio de moinhos com ar comprimido. A moagem ocorre devido ao choque entre as partículas do próprio produto que, juntamente com o ar comprimido atinge uma velocidade de até 500 m/s. Com esse choque as partículas diminuem de tamanho até atingir a qualidade desejada. Tal processo permite ganhos elevadíssimos quanto á qualidade do produto, permitindo também utilizar matérias-primas nacionais, mesmo que os grânulos (ou partículas) destas sejam inviáveis para a utilização, tornando-as aceitáveis no que se refere à qualidade. Outro ponto positivo da micronização é a não contaminação, já que não existem outros tipos de materiais em contato com o produto.
     “Com a micronização é possível obter uma nova geração de produtos que permitem o consumidor final perceber notavelmente o sensor aveludado. Dessa maneira, sombras, pós e blushes aceitam a incorporação de princípios ativos que ofereçam harmonia perfeita entre cores e benefícios.”

(Fonte: Cosmetic & Toiletries Jul/Ago 2010. Vol. 22 n°4)


   Várias marcas como por exemplo a B Side Make Up, Stein Make Up, C. Kamura, Catharine Hill, Vult, entre outras, já utilizam a micronização em  blushes, pós compactos, sombras, enfim. Abaixo seguem alguns produtos que fazem o uso de tal processo. 
   Quer fazer um teste? Utilize qualquer um desses produtos e compare-os com outros que não usam a técnica. Vocês perceberão que o sensorial deles são diferentes e até mesmo a fixação. Eu mesmo já utilizei o Trio de Sombras da B Side Make Up e a Sombra Compacta da Stein Make Up e posso dizer que elas são muito mais macias, pigmentadas, ótima fixação e possuem um sensorial mais aveludado do que em comparação com outras sombras, como aquelas de paletas baratinhas antigas.




11 comentários:

Stephanny Torres disse...

Sonho, todos são ótimos! :)
http://www.mascotinhadamoda.com/

Aline disse...

Andressa que bom que gostou do post da Chanel
e obrigada por seguir!

Ja estou te seguindo tambem, claro!

Não conheço os produtos e nem sabia dessa tecnica... Mas fiquei curiosa pra ver o efeito...
Deve ser realmente bom.

www.oofabulosovestir.blogspot.com

Michelle disse...

Oi Andreza! Obrigada mesmo por seguir de volta :) Um ótimo dia para vc!!

BeijoOs =)*****

Lucy Ferreira disse...

Nossa!! Qi mara a informação sobre esses produtos mana!
E parecem ser a cara do poder neah!
Dorey!
Bjs gatona!

Denise disse...

Mto legal estes produtos!!!!
Eu quero!!
bjs

Esmaltes da Cah disse...

q otimo, adorei o post^^
Beijinhos
Cah

www.esmaltesdacah.com

Nathália de Freitas disse...

Oi Andressa!
Que post interessante!
Não conhecia!
Adorei!
Lindinha... vlw pela dica da parceria! Me ajudou muito!
Brigadinhaa!
Adoro seu blog!

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Lucy Viana disse...

Ola querida, estou maravilhada com tudo que falou, isso é um post bem feito!! Parabéns
Minha linda eu já te sigo ha algum tempo mas sabe como é nem sempre conseguimos visitar todas, olha sabe que tenho a sexta de dicas la no blog? É para quem tem cabelos castanhos, morenas, ruivas... Mande a sua dica também!

Sobre as ampolinhas querida, respondi no blog mas vou deixar a resposta aqui tambem ta:?

Ola Andressa seja bem vinda viu!! Olha quando quiser dar um "up" use uma quantidade pequena dessa da vizcaya logo depois do shampoo, deixe uns minutinhos, procure sempre espalhar de forma homogenea, e vai ver o belo resultado, a cada 15 dias ela é perfeita, principalmente se faz quimica!

Bjs
Lucy

Tabita disse...

Oi, Andressa! Que interessante tudo isso! Gostei.

Tô passando pra te falar que tem selinho pra você no meu blog: http://cleidiblackbeauty.blogspot.com/2011/03/uhu-mais-um-selinho.html


Beijokiss!!!

Anônimo disse...

Oi Andressa, que legal este post! Obrigado pela passadinha lá no blog e estar seguindo!! Adorei o seu e tbm estou seguindo!!

Beijos!

geane disse...

eu estava mesmo pesquisando sobre produtos micronizados e vi tambem que os blushes e o po compacto de make b. do boticario tem particulas micronizadas.............seu blog estar show de bola,pois encontrei o que eu estava procurando............
um abraço.

Postar um comentário

Photobucket

24 anos, Bacharel em Quí­mica com Atribuições Tecnológicas pela UNESP. Leonina, apaixonada por beleza, moda, cosméticos, enfim, tudo o que é capaz de realçar a beleza em cada mulher.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | ewa network review