O tema do programa Beleza em Foco de ontem foi a Pele Oleosa e especialistas falaram sobre os cuidados que devemos ter com esse tipo de pele, dicas de maquiagem, os mitos da alimentação e no quadro da Moda, as dicas foram para os jovens, uma vez que a pele oleosa é mais frequente nos jovens do que em pessoas mais maduras, por exemplo.

No entanto a pele oleosa possui uma produção de sebo maior e com isso é mais brilhosa que normal (principalmente na zona T) , apresentando poros dilatados, maior susceptibilidade á acne (inflamatória ou não: inflamatória é quando surgem as espinhas e não inflamatória são os cravos) e uma pele mais rugosa. Mas não existem apenas pontos negativos para esse tipo de pele: a oleosidade evita a perda de água e consequentemente o ressecamento, além de estar menos sujeita ás intempéries e por isso, a aparência da pele é mais firme. Outro ponto positivo é o aparecimento de rugas mais tardiamente. E como cuidar de uma pele oleosa?
Os melhores produtos são aqueles que promovem limpeza adequada sem agredir a pele, removendo o excesso de impurezas sem que cause irritação. Usar os produtos errados pode tornar a pele mais oleosa, como por exemplo esfregar a pele, lavá-la excessivamente...ela irá produzir maior quantidade de sebo do que o normal: isso se chama efeito rebote, ou seja, se você lavar a pele com sabonete muito agressivo, pode ocorrer o estímulo dessa oleosidade, onde lavando excessivamente a pele passa a apresentar uma oleosidade maior como resposta. É preciso ficar atento e procurar um dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer produto para o rosto pois ás vezes a pele nem é oleosa geneticamente, mas os hábitos errados acabam tornando-a.
![]() |
Profuse Ensolei |
No mercado existem vários tipos de produtos para o tipo de pele abordado no post de hoje, dentre eles o Oil free e o Oil control:
- Oil free – Não possuem em sua composição um quantidade excessiva de óleo; (Exemplo: Eucerin Dermopurifyer Gel Creme - Aché Laboratórios);
- Oil control - Controlam a oleosidade. Além de eliminar o excesso de brilho, também controlam a quantidade de sebo. (Exemplo: Profuse Ensolei Fluido Protetor Oil Control).
É muito importante ressaltar a temperatura da água com que o rosto é lavado: ela deve estar de morna para fria. Nunca lave o rosto com água quente pois isso estimula a produção de sebo.
No que diz respeito á maquiagem, aqui seguem algumas dicas:

- Aplicar o hidratante com protetor solar e depois fazer a maquiagem;
- Limpar a pele 2x ao dia e, se estiver maquiada, utilizar demaquilante para removê-la completamente;
- Utilizar uma base matte ou com cobertura translúcida
- Se não quiser que o lápis escorra da linha d'água, uma dica é substituí-lo por uma sombra preta esfumaçada rente aos cílios inferiores;
- Pó compacto para fixar a base e retirar o brilho caso a base não tenha cobertura matte.
É verdade que alguns alimentos tem o poder de aumentar a oleosidade da nossa pele? Essa foi uma da questões que a Drª Patrícia respondeu!
A oleosidade da pele não está totalmente relacionada com a alimentação. No entanto ao se consumir doces, chocolates ocorre um aumento dos níveis de açúcar no sangue e isso faz com que se eleve a produção de insulina, onde esse aumento tem completa relação com os hormônios que produzem óleo na pele. Existe sim uma relação, mas para que a oleosidade aumente, o consumo dessas substâncias tem que ser alto. Dependendo do tipo de alimentação pode sim ocorre uma potencialização.
Como a própria Drª mencionou, "Não é que não vai deixar a pele oleosa. Não há como controlar pela alimentação: com essa alta produção de óleo aparece a acne (...) se utiliza uma grande quantidade de alimentos q tenha açúcar, gorduras, aumenta ainda mais essa inflamação (...) os anti oxidantes retardam, combatem ainda mais essa oxidação (...) amenizam a inflamação e amenizam as acnes."
Alimentos que ajudam a controlar a oleosidade: uma alimentação balanceada, ou seja em geral os alimentos que são mais ricos em fibras pois fazem com que o intestino funcione melhor e absorva o que é necessário para o organismo e melhore as condições da pele. Alimentos fontes de vitamina A e C são anti oxidantes e fazem com que a pele fique melhor também. Além disso a vitamina A previne a acne.
Uma dica muito legal que ajuda a desintoxicar a pele é o abacaxi, o pepino e a maçã.
As (os) amantes do café devem tomar cuidado: a cafeína dilata os vasos da superfície da pele e o uso excessivo desses alimentos pode fazer com que apareçam manchas permanentes na pele, assim como comidas apimentadas.
Assista ao programa toda 4ª feira ás 21h10: www.belezaemfoco.tv.br
Para conhecer mais sobre a Aché Laboratórios, acesse: www.ache.com.br
9 comentários:
Apesar de ser chato faço todos os rituais de limpeza no rosto.E às vezes qdo chego cansada ou com preguiça deixo a desejar.BJússsssssssssss
http://glamourbyju.blogspot.com/
Muito boa matéria Dressa,minha pele é mais pra seca,mas conheço muita gente que tem oleosa,é terrivel
beijosss
http://wwwtudoquemulheresadoram.blogspot.com/
Graças a Deus nunca tive problemas com minha pele..é normal..mas conheço meninas que tem pele oleosissimaa e é um problema..muito bom o post Dressa..bjx!
Eu uso acido e tenho os devidos cuidados, minha pele é mista, pele oleosa é terrivel!! Parabens pelo post.
show de bola a matéria!!! muito instrutiva!! beijaooo
http://crismenegussi.blogspot.com
Oi Andressa, adorei este post porque está bem explicadinho...com detalhes! Show!!!
http://ciliosposticos.com.br/
Seguindooooo
Bjosss
Adorei o post !
Retribuindo a visitinha :)
www.bemvaidosas.blogspot.com
Dressa falou em pele oleosa to dentro ainda procurando o milagre bjinhooo amore amei a dica estou falida hahahah
http://rosacompreto.blogspot.com/
Tenho horror a isso mana!
sempre tô de olho,.... ainda mais que aqui na minha cidade, não tem make que resista!
Amei as dicas, viu!
Bjus.
Postar um comentário