quinta-feira, setembro 08, 2011

Pele Oleosa - Beleza em Foco

   

    O tema do programa Beleza em Foco de ontem foi a Pele Oleosa e especialistas falaram sobre os cuidados que devemos ter com esse tipo de pele, dicas de maquiagem, os mitos da alimentação e no quadro da Moda, as dicas foram para os jovens, uma vez que a pele oleosa é mais frequente nos jovens do que em pessoas mais maduras, por exemplo.

    Todos os tipos de peles possuem em sua superfície um nível de oleosidade que  serve como proteção, ajudando também no combate ás infecções, isto é, possui uma ação anti-microbiana. Desse modo é possível perceber que é necessário que haja um pouco de oleosidade pouco de oleosidade para que se mantenha a  coesão entre as células superficiais e para que estas funcionem de maneira adequada. 
   No entanto a pele oleosa possui uma produção de sebo maior e com isso é mais brilhosa que normal (principalmente na zona T) , apresentando poros dilatados, maior susceptibilidade á acne (inflamatória ou não: inflamatória é quando surgem as espinhas e não inflamatória são os cravos) e uma pele mais rugosa. Mas não existem apenas pontos negativos para esse tipo de pele: a oleosidade evita a perda de água e consequentemente o ressecamento, além de estar menos sujeita ás intempéries e por isso,  a aparência da pele é mais firme. Outro ponto positivo é o aparecimento de rugas mais tardiamente. E como cuidar de uma pele oleosa?
   Os melhores produtos são aqueles que promovem limpeza adequada sem agredir a pele, removendo o  excesso de impurezas sem que cause irritação. Usar os produtos errados pode tornar a pele mais oleosa, como por exemplo esfregar a pele, lavá-la excessivamente...ela irá produzir maior quantidade de sebo do que o normal: isso se chama efeito rebote, ou seja, se  você lavar a pele com sabonete muito agressivo, pode ocorrer o estímulo dessa oleosidade, onde lavando excessivamente a pele passa a apresentar uma oleosidade maior como resposta. É preciso ficar atento e procurar um dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer produto para o rosto pois ás vezes a pele nem é oleosa geneticamente, mas os hábitos errados acabam tornando-a.
Profuse Ensolei
  No mercado existem vários tipos de produtos para o tipo de pele abordado no post de hoje, dentre eles o Oil free e o Oil control:
  • Oil free – Não possuem em sua composição um quantidade excessiva de óleo; (Exemplo: Eucerin Dermopurifyer Gel Creme - Aché Laboratórios);
  • Oil control - Controlam a oleosidade. Além de eliminar o excesso de brilho, também controlam a quantidade de sebo. (Exemplo: Profuse Ensolei Fluido Protetor Oil Control).
É muito importante ressaltar a temperatura da água com que o rosto é lavado: ela deve estar de morna para fria. Nunca lave o rosto com água quente pois isso estimula a produção de sebo.


   
    No que diz respeito á maquiagem, aqui seguem algumas dicas:
  • Aplicar o hidratante com protetor solar e depois fazer a maquiagem;
  • Limpar a pele 2x ao dia e, se estiver maquiada, utilizar demaquilante para removê-la completamente;
  • Utilizar uma base matte ou com cobertura translúcida
  • Se não quiser que o lápis escorra da linha d'água, uma dica é substituí-lo por uma sombra preta esfumaçada rente aos cílios inferiores;
  • Pó compacto para fixar a base e retirar o brilho caso a base não tenha cobertura matte.


   É verdade que alguns alimentos tem o poder de aumentar a oleosidade da nossa pele? Essa foi uma da questões que a Drª Patrícia respondeu! 
  A oleosidade da pele não está totalmente relacionada com a alimentação. No entanto ao se consumir doces, chocolates ocorre um aumento dos níveis de açúcar no sangue e isso faz com que se eleve a produção de insulina, onde esse aumento tem completa relação com os hormônios que produzem óleo na pele. Existe sim uma relação, mas para que a oleosidade aumente, o consumo dessas substâncias tem que ser alto. Dependendo do tipo de alimentação pode sim ocorre uma potencialização.
  Como a própria Drª mencionou, "Não é que não vai deixar a pele oleosa. Não há como controlar pela alimentação: com essa alta produção de óleo aparece a acne (...) se utiliza uma grande quantidade de alimentos q tenha açúcar, gorduras, aumenta ainda mais essa inflamação (...) os anti oxidantes retardam, combatem ainda mais essa oxidação (...) amenizam a inflamação e amenizam as acnes."
  Alimentos que ajudam a controlar a oleosidade: uma alimentação balanceada, ou seja em geral os alimentos que são mais ricos em fibras pois fazem com que o intestino funcione melhor e absorva o que é necessário para o organismo e melhore as condições da pele. Alimentos fontes de vitamina A e C são          anti oxidantes e fazem com que a pele fique melhor também. Além disso a vitamina A previne a acne.
  Uma dica muito legal que ajuda a desintoxicar a pele é o abacaxi, o pepino e a maçã.
  As (os) amantes do café devem tomar cuidado: a cafeína  dilata os vasos da superfície da pele e o uso excessivo desses alimentos pode fazer com que apareçam manchas permanentes na pele, assim como comidas apimentadas.




Assista ao programa toda 4ª feira ás 21h10: www.belezaemfoco.tv.br 
Para conhecer mais sobre a Aché Laboratórios, acesse: www.ache.com.br

  

9 comentários:

Jucelly Rabelo disse...

Apesar de ser chato faço todos os rituais de limpeza no rosto.E às vezes qdo chego cansada ou com preguiça deixo a desejar.BJússsssssssssss
http://glamourbyju.blogspot.com/

Renata disse...

Muito boa matéria Dressa,minha pele é mais pra seca,mas conheço muita gente que tem oleosa,é terrivel
beijosss
http://wwwtudoquemulheresadoram.blogspot.com/

Unknown disse...

Graças a Deus nunca tive problemas com minha pele..é normal..mas conheço meninas que tem pele oleosissimaa e é um problema..muito bom o post Dressa..bjx!

NN disse...

Eu uso acido e tenho os devidos cuidados, minha pele é mista, pele oleosa é terrivel!! Parabens pelo post.

Cris Menegussi disse...

show de bola a matéria!!! muito instrutiva!! beijaooo
http://crismenegussi.blogspot.com

Ana Paula disse...

Oi Andressa, adorei este post porque está bem explicadinho...com detalhes! Show!!!

http://ciliosposticos.com.br/
Seguindooooo
Bjosss

Nicolle disse...

Adorei o post !
Retribuindo a visitinha :)

www.bemvaidosas.blogspot.com

Faby Lurdes disse...

Dressa falou em pele oleosa to dentro ainda procurando o milagre bjinhooo amore amei a dica estou falida hahahah

http://rosacompreto.blogspot.com/

Lucy Ferreira disse...

Tenho horror a isso mana!
sempre tô de olho,.... ainda mais que aqui na minha cidade, não tem make que resista!
Amei as dicas, viu!
Bjus.

Postar um comentário

Photobucket

24 anos, Bacharel em Quí­mica com Atribuições Tecnológicas pela UNESP. Leonina, apaixonada por beleza, moda, cosméticos, enfim, tudo o que é capaz de realçar a beleza em cada mulher.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | ewa network review